Num contexto de exigentes desafios políticos, económicos e sociais, em que a forte competitividade entre Regiões e Estados é aspeto dominante, a Administração Pública Regional (APR) tem uma especial responsabilidade: servir a sociedade para que a sociedade melhor responda a estes desafios.
Apesar da contínua e gradual adaptação administrativa e legislativa feita pelos sucessivos governos regionais ao longo da implementação do processo autonómico, é hoje imperativo tornar a administração mais próxima, transparente, eficiente, simples, acessível e inovadora aos que estão no centro da sua missão: os cidadãos, as empresas e os seus trabalhadores, ou seja, fazer a sua evolução para uma APR de nova geração.
A metodologia adotada para este programa está orientada para a prestação de serviços aos cidadãos, às empresas e a outros setores da AP e da Sociedade civil.
Tratando-se de um documento em aberto, o APR 2.0 (PDF – 1,2MB) foi construído a partir das propostas dos serviços públicos da administração regional autónoma contactados. Foi possível verificar que tais propostas refletem uma cultura por silos organizacionais e que a integração digital da administração regional necessita de um modelo de governança transversal. Pelo facto de algumas destas iniciativas estarem já a ser desencadeadas por várias entidades públicas, devido a entendimentos distintos do conceito de “modernização administrativa”, o APR 2.0 (PDF – 1,2MB) serve de roteiro para um processo de modernização integrado da APR.
Foi aprovado pela Resolução do Conselho de Governo Regional n.º 328/2017.